Primeiro Volvo eléctrico chega em 2019 com vários níveis de autonomia

Já é sabido que a Volvo prepara uma forte ofensiva de modelos eléctricos e híbridos "plug-in" e o seu primeiro automóvel 100% eléctrico poderá ser lançado já no próximo ano, sendo uma berlina da nova família "40", cujo primeiro elemento foi o novo XC40. O primeiro modelo da marca sueca sem quaisquer emissões será baseado no "concept" 40.2 apresentado em 2016 (nas fotos) e poderá ser disponibilizado com vários níveis de baterias e autonomia.

Henrik Green, responsável pela pesquisa e desenvolvimento da Volvo, confirmou à revista britânica "Autocar" o projecto e a ideia de avançarem com um sistema modular de baterias que incluirá diferentes capacidades/autonomias. Mal comparado, é o que se passa com os modelos actuais que têm diversos motores com várias potências e consumos, cabendo ao consumidor escolher qual o que mais se adapta às suas necessidades ou desejos.

Não há quaisquer valores em relação à autonomia mínima mas fala-se que o topo-de-gama deste novo modelo eléctrico poderá conseguir fazer 500 km entre recargas. "É mais ou menos essa a autonomia que queremos atingir", reconheceu Green. "Estamos em plena fase de desenvolvimento mas estamos constantemente a atingir novos patamares. Actualmente, desenvolver um carro é bastante diferente do que era há 5 ou 10 anos. Estabelecemos um objectivo três ou quatro anos antes do lançamento do carro e apontamos a isso mas, se trabalharmos bem, acabamos com uma oferta bastante mais competitiva!".

Esta berlina compacta eléctrica terá um "design" muito semelhante ao do XC40, utilizando a mesma plataforma CMA que foi estreada no SUV mais pequeno da Volvo, sendo também utilizada pela chinesa Geely que é a detentora da marca sueca. Mais tarde, também o XC40 terá a sua versão eléctrica.

Além destes, também a divisão Polestar apostará nos eléctricos, nomeadamente com o modelo que lançará a seguir ao "coupé" com que se irá estrear. O Polestar 2 será, tudo o indica, uma berlina "emissões zero" que deverá ser apresentada no final de 2019, seguida pelo "crossover" eléctrico Polestar 3, em 2020. No mesmo ano deverá aparecer o descapotável baseado no "coupé" Polestar 1 que se deverá chamar, obviamente, Polestar 4.

Em destaque